Representante da Abrameq apresenta dados sobre indústria calçadista portuguesa

 

Representante da Abrameq apresenta dados sobre indústria calçadista portuguesa

23/05/2018

De 14 a 18 de maio aconteceu na cidade de Porto, em Portugal, o 20th International Technical Footwear Congress. A Abrameq participou do evento, representada por Neori Paim, da Master Equipamentos, que relatará sobre o evento na próxima reunião do Conselho da Abrameq, que será realizada em junho.

Neori já antecipou informações sobre a indústria calçadista de Portugal. Destacou que é um mercado que fabrica calçados de couro com valor agregado e de produções de 200 a três mil pares/dia. Acrescentou que “as fábricas que visitamos são organizadas e limpas, utilizando máquinas italianas e espanholas. Estão muito focados na indústria 4.0 e vimos duas fábricas com um bom sistema de produção com robôs, além de serem bem equipadas”. Porém, afirmou que “nos chamou a atenção o altíssimo consumo de energia destes equipamentos”.

Em contrapartida, destaca Neori, os portugueses estão preocupados com a falta de mão de obra para o setor e estão investindo muito em treinamento para os sistemas, 4.0 desde o desenvolvimento até o calçado na caixa. Exportam 95% de suas produções para o mercado europeu e neste momento pensam muito em entrar no mercado norte-americano.