Presidente da Apex-Brasil dialoga com entidades da cadeia do couro e do calçado

 

Presidente da Apex-Brasil dialoga com entidades da cadeia do couro e do calçado

30/03/2017

Em agenda no Rio Grande do Sul, o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, esteve ontem (29), na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, para uma reunião com entidades do setor. Participaram do encontro, além de representantes da anfitriã, executivos da Assintecal, CICB e da Abrameq, que esteve representada pelo presidente Marlos Schmidt.

Jaguaribe elogiou a integração da cadeia coureiro-calçadista e ressaltou a importância das ações conjuntas por meio de eventos multisetoriais. Segundo ele, o fato do setor calçadista nacional se manter competitivo no mercado internacional, mesmo com a voraz concorrência asiática, que detém quase 80% da produção mundial de calçados, é algo muito relevante e tem na integração da cadeia um fator de competitividade fundamental. “A exportação é um processo que não depende só de variáveis externas, como o câmbio, é um processo que deve iniciar na produção”, disse. O dirigente destacou, ainda, que o objetivo de sua gestão é dar mais eficiência aos programas setoriais, com foco em sustentabilidade não somente ambiental, mas também econômica.
A reunião contou com apresentações da Abicalçados, Assintecal, CICB e Abrameq, que ressaltaram os projetos setoriais e os programas mantidos em parceria com a Apex-Brasil.
Após a reunião, Jaguaribe foi acompanhado pelo presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, até a sede do grupo Arezzo, em Campo Bom/RS, onde teve encontro com o presidente da empresa, Alexandre Birman.