PEIEX reúne comitê e projeta ações para 2016/2018

 

PEIEX reúne comitê e projeta ações para 2016/2018

08/12/2016

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) realizou terça-feira (6) dois eventos na Universidade Feevale: lançamento das ações a serem desenvolvidas de 2016 a 2018 pelo Núcleo Operacional do PEIEX Vale dos Sinos, Paranhana e Encosta da Serra e o encontro do Comitê Consultivo do PEIEX.

Durante o lançamento das ações 2016/2018, Antônio Codorniz, da Apex-Brasil, apresentou a agência, destacando atuação na promoção das exportações dos produtos e serviços brasileiros. Em seguida, a coordenadora do Peiex, Lisiane Fonseca da Silva, apresentou os resultados do projeto desde 2009 e destacou que para os próximos 24 meses o projeto prevê a adesão de 272 empresas.

Ainda foi apresentado o programa Exporta-RS, realizado por Silvio Fernando Andriotti. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e visa auxiliar a participação das micro, pequenas e médias empresas nos mercados internacionais.

Ao final, foi realizada a reunião do Comitê Consultivo do PEIEX, formado pelos membros do Núcleo Operacional, representantes de associações empresariais, instituições de ofertas tecnológicas e de gestão, sistema financeiro público e privado e esferas governamentais. A Abrameq faz parte do comitê. Esse grupo se reunirá em diferentes etapas do projeto, com o propósito de definir prioridades de atendimento, divulgar resultados dos atendimentos e encaminhar demandas sistêmicas.

O Peiex é um convênio firmado entre a Apex-Brasil e a Universidade Feevale. Responsável pelo Núcleo Operacional do Vale do Rio dos Sinos, que congrega 13 municípios, a universidade disponibiliza um grupo de técnicos de diversas áreas para preparar micro, pequenos e médios empreendimentos para o processo de exportação, capacitando-as técnica e gerencialmente para o mercado internacional. Os empresários recebem, gratuitamente, capacitação para o desenvolvimento da gestão de processos e produtos, produtividade e melhoria na comercialização do produto, qualidade e design, qualificação da mão de obra, redução de desperdícios e implementação de planos de marketing.